Filosofia Empresarial
Proposta Pedagógica
1 - APRENDER A SER
2 - APRENDER A CONVIVER
Desenvolvemos uma educação capaz de evitar conflitos ou de os resolver de maneira pacífica, desenvolvendo o conhecimento dos outros, das suas culturas e espiritualidade. Propomos atitudes de respeito, justiça, solidariedade e diálogo. Também incentivamos a participação em projetos comuns, importantes para resolver conflitos latentes. Com base nisso, a escola procura oportunizar situações que levem à boa convivência.
3 - APRENDER A FAZER
4 - APRENDER A APRENDER
Princípios
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1. AUTONOMIA
Todas as ações educativas são planejadas visando o desenvolvimento e a prática da autonomia. O aluno precisa ter autoconfiança, segurança, independência nas suas ações, atitudes e falas para tornar-se cidadão qualificado para o mundo acadêmico e do trabalho na conquista pessoal e profissional. -
2. FLEXIBILIDADE
O currículo precisa estar aberto às informações da contemporaneidade e adequar-se a elas. Não ficar restrito apenas aos conhecimentos históricos, aqueles construídos pela humanidade, mas também acompanhar a evolução dos tempos. A dinamicidade do mundo moderno exige constantes mudanças de paradigmas para acompanhar os avanços científicos, tecnológicos, sociais e comportamentais. Nada é definitivo, estático, por isso o princípio da flexibilidade é importante para a atualização do conhecimento. -
3. PARTICIPAÇÃO
O processo educativo não é passivo, ele é interativo e dinâmico, o aluno é sujeito e agente do processo. Também participação implica no engajamento em todos os eventos, ações, atividades, projetos, áreas do conhecimento objetivando a formação integral do educando e a transformação da sociedade. Num primeiro momento ela é estimulada e determinada até a tornar-se uma prática natural e espontânea. -
4. CONHECIMENTO
Contempla todas as áreas do saber e transforma informação em conhecimento. Desenvolve competências e habilidades a partir dos conteúdos como: argumentar, interpretar, raciocinar, inferir, dialogar, realizar a interdisciplinaridade, o letramento, a criticidade, o discernimento. -
5. EQUIDADE
Valores bem definidos. Desenvolve a prática da justa medida, a igualdade de oportunidades, direitos, deveres e espaços de crescimento e convivência. -
6. SOCIALIZAÇÃO
A escola é um espaço de socialização. O respeito, a justiça, a amizade, a troca, o afeto, o bem-querer, estão presentes no cotidiano escolar entre todos integrantes da comunidade escolar. -
7. INCLUSÃO
Respeito às diferenças quer social, racial, física, intelectual, religiosa... Não é permitido discriminação de qualquer natureza. -
8. CONVIVÊNCIA
As regras são construídas coletivamente; liberdade de expressão fundamentada no respeito mútuo; reavaliação e reformulação das regras sempre que necessário; as regras são validadas para toda a comunidade escolar; medidas punitivas e arbitrárias são substituídas por medidas educativas como a sanção por reciprocidade; a escola e a família constroem uma relação de parceria respeitando os papeis que competem a cada uma.
Práxis Pedagógica e Operacionalização do Currículo
Alfabetização e letramento permanente
Currículo interdisciplinar e contextualizado
A escola desenvolve seu currículo de forma contextualizada e interdisciplinar para que os alunos possam fazer associações, os cruzamentos entre as diversas disciplinas e conteúdos afins. Situar o aluno no tempo e espaço em que vive,interdisciplinarizando e contextualizando o seu modus vivendi, torna o currículo em seu processo educativo, menos complexo, mais real e mais significativo.
Avaliação
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Um processo permanentemente de ação-reflexão-ação;
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Diagnóstica;
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A qualidade prepondera sobre a quantidade;
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Cumulativa, a fim de que os alunos tenham sempre presentes os conteúdos desenvolvidos;
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Classificatória, notas de zero a cem;
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Expressão trimestral de resultados;
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Recuperação paralela ao período letivo;
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Estudos prolongados de recuperação.