Nomes: Heloísa Fiori Ciarini e Julia Zanetti

Página no Facebook e Instagram: Conjugando amor

Alunas da Escola de Ensino Médio Sarandi

Em tempos como este, em que o mundo parece estar distante de nosso convívio físico, em que as relações corpo a corpo se tornam praticamente impossíveis, sentimos, cada vez mais, a falta do afeto que partilhávamos diariamente no nosso segundo lar e com nossa segunda família, respectivamente, a escola e a comunidade escolar.

Destacamos ainda, que a dedicação de nossos professores é imensa, e podemos, nitidamente, percebê-la nas práticas diárias. Assim sendo, resolvemos expressar, por meio da linguagem escrita, nossa gratidão e apreço a eles, que não medem esforços para que desfrutemos de nosso processo de aprendizagem sem que nada de essencial nos falte. Escrevemos, pois, a esses verdadeiros heróis que nos dão a esperança e, de certo modo, a certeza de tempos melhores.

Todo (re)começo, todo tropeço, toda caminhada, toda escalada, tem você.

Somos gratas por sua presença constante, por ser nossa base e nossa bússola no universo do conhecimento. Você é fundamental!

Somos gratas por entender que há dias em que não estamos bem e, por isso, desculpar nossa incompreensão. Na sua ausência, percebemos vocês como muralhas inquebráveis. Mas, às vezes, esquecemos que até a pedra mais forte sofre com a ação do vento.

Somos gratas por compartilhar conosco todo o seu tempo e por ser nosso abrigo, mesmo que de forma sutil, quando tudo parece desabar.

Somos gratas por não nos considerar tolos, mesmo quando não entendemos o que você está tentando transmitir.

Somos gratas, principalmente, por dedicar a sua vida para nos tornar seres humanos melhores.

Sim, é você mesmo, querido professor.

Ultimamente, temos nos perguntado: em quantos pedaços uma pessoa é capaz de se dividir (ou multiplicar)? É que o vemos doando-se tanto, esforçando-se. Demais!

E, de vez em quando, não sabemos valorizar isso. Também estamos cansadas, porque aprender, longe de você, é uma tarefa nada fácil mas sabemos que ensinar à distância é mais difícil ainda.

E está tudo bem descansar do mundo! Está tudo bem não ser perfeito, porque perfeição não existe – você mesmo nos ensinou isso. Não precisa ser forte o tempo todo. Está tudo bem cair. Se preciso for, nós também o ajudamos a se levantar.

Eu posso mensurar o quão difícil é ensinar sobre as palavras e sobre os textos.

Ensinar o motivo pelo qual as ondas se movimentam de tal forma ou o quanto um corpo dilata.

Ensinar sobre os movimentos das placas tectônicas.

Ensinar sobre os livros escritos há mais de um século ou, até, tentar fazer com que entendamos a imensidão das nossas hipérboles.

Ensinar, também, qual a fórmula química de todos os compostos que existem.

Ensinar outra língua.

Ensinar a origem das fórmulas matemáticas, as áreas, perímetros, somas, divisões e multiplicações. E faz parecer tão simples.

Ensinar a história de um mundo em constante mudança, tão efêmero. Você faz parecer tão simples e fácil, como mágica.

Ensinar sobre tecnologia.

Ensinar maneiras de traçar o nosso amanhã e desenhar um mundo melhor.

Ensinar sobre os movimentos do nosso corpo.

Ensinar sobre a sociedade de hoje, os pensadores de ontem, que ainda nos servem de exemplo para amanhã.

Somos gratas por nos passarem todas as lições de vida, por terem nos cuidado quando não estávamos bem e por dizerem aquela palavra amiga, que alegra nossas manhãs, pelas recepções calorosas e pela construção de uma família, que fizemos com vocês.

Sentimos, ainda, que é uma tarefa árdua ser o comandante de tudo isso, organizar tudo, a fim de fazer sentido para o outro (seus educandos).

Ademais, ser diretor, cuidar de todo o andamento da nossa estrutura, parece impossível e deve ser realmente difícil.

Ser coordenador é auxiliar nossos medos, angústias, problemas, tendo a delicada tarefa de conciliar isso com nossa aprendizagem.

Vocês são heróis e merecem a capa que carregam. São nossos maiores exemplos e os responsáveis por grande parte do nosso sucesso.

Em resumo: ORGULHO E GRATIDÃO!

alunas

Escola Sarandi